Weby shortcut

Interlocuções - Seminário de Pesquisa em Performances Culturais

Atualizado em 12/09/17 08:10.

Edição Especial 1, ano 2017.

 

Nos dias 27 e 28 de junho de 2017 realizou-se o Seminário de Pesquisa em Performances Culturais organizado a partir da disciplina Seminário I do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais. O evento contou com a participação de pós-graduandos ingressantes pelo processo seletivo de 2017.

Os trabalhos divulgados nessa edição especial de Mosaico são resumos expandidos que sintetizam as apresentações realizadas no seminário e construídos a partir dos projetos de pesquisa de mestrandos e mestrandas em Performances Culturais. 

O caráter interdisciplinar do Programa faz com que o mesmo seja um ponto de encontro de diferentes temas e perspectivas teóricas, tendo os estudos sobre performances como foco de interesse de investigações que buscam compreender as diversidades expressivas da cultura humana.

Deste modo, as mesas temáticas do seminário Interlocuções foram compostas por trabalhos que representam essa diversidade. A edição especial de Mosaico é composta dos seguintes resumos expandidos:

AS PERFORMANCES NARRATIVAS DAS MULHERES KALUNGA DA COMUNIDADE RIACHÃO, de autoria de Vanusa Nogueira Neves, sob orientação de Renata de Lima Silva.

“BATUCAR-CANTAR-DANÇAR”: ELEMENTOS DA PERFORMANCE NEGRA de autoria de Flávia Cristina Honorato Santos, sob orientação de Renata de Lima Silva.


O ENTRELUGAR DAS PERFORMANCES CULTURAIS NAS SESSÕES DE CINEMA NA CIDADE DE GOIÁS: de 1909 a 1937 de autoria de Lázaro Ribeiro de Lima, sob orientação de Goiandira Ortiz de Camargo.

SANGUE E SUOR A PERFORMANCE DO MOSHPIT, de autoria de Lucas Monteiro, sob orientação de Eduardo José Reinato.

A CORPOREIDADE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS: CONTAR HISTÓRIAS COM E NO CORPO de autoria de Valquíria Duarte Silva, sob Lucina Hartmann.

UM ESTUDO SOBRE O MELODRAMA NO CINEMA, E SUA VIGÊNCIA NOS FILMES CONTEMPORÂNEOS, de Wertem Nunes Faleiro, sob orientação de Lisandro Nogueira.

O CONTATO IMPROVISAÇÃO COMO MOVIMENTO ESTÉTICO E SOCIAL NA HISTÓRIA DA DANÇA, de autoria de Camila Vinhas Itavo, sob orientação de Roberto Abdala

Listar Todas Voltar