CADERNOS DE TEXTOS DO V SEMINÁRIO DE ENSINO E PESQUISA DO CURSO DE DANÇA DA UFG - CORPO, SOM E MOVIMENTO

4ª Edição. Volume 1, ano 2019.

Embora esteja facultado a dança o abandono ou rejeição da música, que no contexto da contemporaneidade emancipou-se enquanto arte plena de si, é inegável que a afinidade entre as duas artes é mais forte do que a necessidade de autonomia da primeira. Assim, a música segue sendo uma importante parceira da dança, tanto no que diz respeito aos processos de criação, na dramaturgia do espetáculo e nos processos educacionais. Todavia, o diálogo entre dança e música, ou mesmo entre músicos e artistas da dança, pode ignorar a complexidade de cada arte e ficar aquém da potência relacional que sem dúvida existe entre as duas linguagens. Em atenção a essa problemática o curso de Dança da Universidade Federal de Goiás, realizou a quinta edição do Seminário de Ensino e Pesquisa com tema: Corpo, Som e Movimento.

O evento, realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, inaugurou o segundo semestre de 2019 com um tema que está diretamente relacionado com o currículo do curso, notadamente localizado na disciplina Corpo, Movimento e Música oferecida para o primeiro período do curso. Em virtude disso, a abertura do Seminário aconteceu com apresentação do trabalho Balbúrdia, pelas estudantes da citada disciplina, sob orientação da Profa. Renata de Lima Silva e do músico Diego Amaral.

O trabalho Balbúrdia, sensível as tensões políticas do cenário nacional apresenta uma crítica social em um jogo cênico entre percussão corporal e evoluções coreográficas coletivas.

Além da apresentação artística o Seminário contou com a participação especial dos Jorge Luiz Schroeder (Unicamp) e Cesar Lignelli (Unb), na mesa Música e Dança – encontros e desafios, com mediação de Diego Amaral, músico e técnico de laboratórios do curso de Dança.

Jorge Luiz Schroeder, a partir de sua longa trajetória como músico do curso de Dança da Unicamp apresentou conferência a partir de suas reflexões não apenas sobre as relações entre música e dança, mas, sobretudo, sobre as relações entre profissionais desta área, que, muitas vezes se dá em um “diálogo difícil” como categorizou o convidado. Por sua vez, César Lignelli em sua conferência introduziu alguns conceitos que depois ressoaram na oficina ministrada pelo professor para estudantes do curso e também participantes externos. Em sua fala César aborda reflexões sobre as relações entre sonoridades e visualidades na cena teatral.

Ambas as conferências foram gentilmente sistematizadas pelos autores e transformadas em artigos que abrem o Caderno de Textos do V Seminário de Ensino e Pesquisa em Dança da UFG – CORPO, SOM  e MOVIMENTO

O evento contou ainda uma sessão dos Grupos de Trabalho: “Dança e Educação”, coordenado por Prof. Esp. Bruno Linhares e Profa. Esp. Claudia Barreto e “Dança, Cultura e Sociedade”, sob coordenação do Prof. Dr. Alexandre Ferreira e Prof. Esp. Davidson Xavier. Alguns trabalhos apresentados nos GTs também fazem parte deste caderno de textos e versam sobre pesquisas realizadas no âmbito da graduação em Dança, tanto do curso da UFG como do curso do IFG.

Assim, é com grande prazer que a MOSAICO – ESCRITOS E RABISCOS, tem o prazer de apresentar em sua terceira edição ecos e ressonâncias do V Seminário de Ensino e Pesquisa em Dança da UFG, um evento comprometido com o processo formativo e a pesquisa em dança.

Sonoridades, Movimentos e Sentidos

César Lignelli (UnB)

Diálogos difíceis: algumas questões sobre a pesquisa em música e dança

Jorge Luiz Schroeder (UNICAMP)