Dissertações e Teses

TESES

SILVA, Renata de Lima. O corpo limiar e as encruzilhadas: a capoeira angola e os sambas de umbigada no processo de criação em dança brasileira contemporânea. 2010. 227 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

LIMA, Marlini Dorneles de. Entre raízes, corpos e fé: trajetórias de um processo de criação em busca de uma poética da alteridade. 2016. 269 f., il. Tese (Doutorado em Arte Contemporânea, 2016)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Falcão, José Luiz Cirqueira. O jogo da capoeira em jogo e a construção da práxis capoeirana. 2004. 408 f. Universidade Federal da Bahia, 2004

OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Rodas e cortejos de aprender e criar: saberes e fazeres tradicionais na formação de artistas-docentes da cena. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

MONTELES, N. J. S. Ecossonâncias: o protagonismo da mulher no tambor de crioula. 2020. 214 f. Tese (Doutorado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

DISSERTAÇÕES

OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira. Caitira, o boi e sua vizinhança: elementos da performance dos folguedos populares como referência para os processos de formação do ator. 2006. 209 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

ROSA, E. M. A Suça em Natividade: festa, batuque e ancestralidade. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Performance Cultural) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

MIRANDA, Maria Fernanda Costa. Mulheres de Linhas: dos cantos femininos de fiação do Vale do Rio Urucuia ao processo de criação em dança. 2016. (139 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

NEVES, V. N. Histórias ressignificadas entre Glorinha Fulustreka e mulheres Kalunga do Riachão. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

SANTOS, F. C. H. As ressonâncias da musicalidade afro-brasileira no espetáculo Por cima do mar eu vim. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.

JESUS, R. F. A performance negra de Victoria Santa Cruz e suas reverberações na construção de escrevivências e feminismos negros. 2020. 166 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

PEIXOTO, J. D. Poéticas e saberes da capoeira Angola: caminhos para pensar a performance negra de atrizes e atores narradores. 2021. 140 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2021.

CAMPOS, W. Deuses que dançam - a orixalidade no ensino da dança. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado em Performances Culturais) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2022.