À Abordagem Triangular no processo de criação com arte em contexto informal com educando autista

 

 

 

Título: À Abordagem Triangular no processo de criação com arte em contexto informal com educando autista.

Modalidade: vídeo

Autoria:Suzane Oliveira Andrade

 

Descrição: Abordagem Triangular no processo de criação com arte em contexto informal com educando autista. (2021).  A proposta de experiência é apoiada no processo entre aprender e ensinar, em que o preceptor primeiro escuta, observa, analisa e compreende a melhor forma de aproximar o educando do pensamento artístico, apresentando propostas de interação com elementos da arte entre livros, materiais de linguagens artísticas como: argila, pintura e desenho. Para construção de uma expressão artística intuitiva e independente baseada no sentir, no fazer artístico, dentro da contextualização entre o aprender e ensinar para então criar. "A abordagem Triangular não serve para quem quer um manual, nem tem caráter prescritivo. Requer o espírito livre, a distância investigativa e a   disposição corajosa para perceber o que se anuncia ao longo dos passos no caminho, o que o mapa não mostra e a    bússola não define: as escolhas e a intenção do viajante. “ (MACHADO, p. 79). 


Biografia: Meu nome é Suzane Oliveira Andrade sou formada em licenciatura em artes visuais pela UFG, e atualmente atuo e pesquiso em prol da inclusão através da Arte e do afeto, exaltando o encontro com as diferenças. Afinal, todas as pessoas possuem suas particularidades e habilidades específicas, "Pois o outro não é uma ameaça, e sim um recurso" (VASCONCELOS, 2010.)