REVISTA MOSAICO - ESCRITOS E RABISCOS

 

entre passagens e encruzilhadas das Artes da Cena,  Performances Culturais e da Educação, produções tecidas na potência do encontro do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (NuPICC)

 

O NuPICC é um grupo de pesquisa que surge a partir da companhia artística Núcleo Coletivo 22. Embora ainda bastante vinculados, a partir de 2014 cada qual assume autonomia: o NuPICC como espaço de discussão e formação artístico-acadêmica e o Núcleo Coletivo 22 como grupo dedicado a produção artística e cultural.

Nesse contexto a revista Mosaico - Escritos e Rabiscos nasce com objetivo de divulgar a produção do grupo de pesquisa. Para conhecer basta navegar no MENU, em "Edições", para acessar as publicações anuais e em "Outros escritos", onde se encontra uma compilação de links de dissertações, teses e artigos de pesquisadoras e pesquisadores do NuPICC em outras veículos.

 

Chamada Aberta

 

Dossiê: Um mar de possibilidades conectando escolas, universidades e comunidades.

 

A revista Mosaico - escritos e rabiscos do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 - em sua oitava edição apresenta o dossiê  Um mar de possibilidades conectando escolas, universidades e comunidades, com o intuito de publicar produções acadêmicas que evidenciem experiências individuais ou coletivas sobre a temática. Tais experiências podem partir de em grupos de estudo, pesquisa e extensão, assim como em produções artísticas e em espaços educacionais, debatendo sobre as propostas transgressoras de ensino de modo que conectem espaços distintos. Há ainda um mar de possibilidades quanto ao formato a ser enviado: relatos de experiência, resultados parciais de pesquisas, ensaios e cartas. Também está aberta para o envio de trabalhos a Série Visualidades, contemplando produções visuais e audiovisuais. 

Esta proposta nasce da necessidade de enfatizar a relevância de tornar público e evidente propostas de ensino que considerem as relações entre os diferentes contextos, considerem os diferentes saberes e formas de produção de conhecimento, respeitem e incluam a diversidade em seu escopo. Além disso, surge da necessidade de demarcar o caráter político da educação em meio ao período de revisão da Lei de Cotas no ano de 2022. Tal lei assegura reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência. Diante do cenário político, é possível que haja retrocessos sendo então necessário evidenciar práticas educativas e propostas transgressoras, que consideram a diversidade de pessoas e saberes conectando escolas, universidades e comunidades.

 

Quanto ao cronograma:

- 30/09/2022 - Envio da proposta em resposta ao google formulário disponível em: https://forms.gle/uAnEZC5xWt1XMJZ8A

-21/10/2022 – Prazo para avaliação dos trabalhos enviados.

-11/11/2022 – Envio do trabalho considerando correções e sugestões da equipe.

-Dezembro de 2022 – Publicação prevista do dossiê.

 

Organização:

Dra. Marlini Dorneles de Lima (UFG)

Dra. Joana Abreu Pereira de Oliveira (UFG)

Doutoranda Thatianny Alves de Lima Silva (UFG)

 

ISSN: 2447-8369