2ª Edição

Volume 01, ano 2016

A segunda edição da Revista Mosaico apresenta cinco produções, entre escritos e rabiscos, realizados por integrantes do Núcleo de Estudos Coletivo 22 (NuPICC 22), sobre pesquisas, processos e projetos que estiveram em desenvolvimento ao longo do ano de 2016.

 

Sumário:

“DANÇAÇÃO DE HISTÓRIAS: CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM MOVIMENTO” – de autoria de Rafaela Francisco de Jesus e Renata de Lima Silva – é um rabisco que sintetiza as intenções de um projeto de pesquisa de trabalho de conclusão de curso de graduação em Dança, a partir das interfaces entre dança e contação de história.

 “JOGAR COM A DANÇA E DANÇAR COM A CAPOEIRA” – de autoria de Patrícia Ferreira da Silva, é um artigo que sintetiza o plano de trabalho de iniciação científica vinculado ao projeto de pesquisa "Entre danças e andanças: o processo de criação em artes cênicas a partir de elementos da cultura popular brasileira". Em síntese, a autora elabora uma articulação da Capoeira Angola com processos de composição coreográfica e de formação do bailarino, tanto no que diz respeito a aspectos técnicos quanto a poéticos.

“CORPOPULAR NA ESCOLA: UM ENCONTRO ENTRE A DANÇA, O BRINCAR E A RUA” – de autoria de Fernanda de Souza Almeida, Jéssica Tavares de Faria, Letícia Abreu Fonseca e Renata de Lima Silva, é um artigo que sistematiza as ações desenvolvidas no segundo semestre de 2015, no projeto Corpopular na escola, que tinha como objetivo abordar a dança com crianças entre 7 e 10 anos de idade, estudantes do CEPAE, por meio do encontro entre jogos tradicionais da cultura popular infantil e a dança de rua.

“CONVERSANDO SOBRE DANÇA E EDUCAÇÃO NO NÚCLEO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO CÊNICA COLETIVO 22” - de autoria de Fernanda de Souza Almeida, Jéssica Tavares de Faria, Letícia Fonseca e Rosirene Campêlo dos Santos, é um artigo de apresenta uma síntese das discussões que aconteceram durante 2015 e 2016, no Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (UFG/Cnpq). Analisa os textos produzidos no próprio grupo com o objetivo de apresentar as iniciativas do Núcleo no âmbito da educação, revelando as escolhas metodológicas que balizam suas práticas artístico-educativas no contexto escolar.

“ESSE É O MOÇAMBIQUE”: PARTILHA DE SABERES POPULARES NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE – de autoria de Joana Abreu, é um artigo que visa relatar e tecer algumas reflexões sobre encontro realizado entre o Moçambique do Tonho Pretinho, terno de Moçambique de Itapecerica-MG, e o Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (UFG/Cnpq), em junho de 2016, na Universidade Federal de Goiás (UFG), levantando, ainda que brevemente, questões ligadas à partilha do saber, ao aprendizado na experiência, a mediações pedagógicas no aprendizado de linguagens performáticas e à relação entre saberes populares e saberes acadêmicos.

 

Boa leitura!